Gêneros textuais
Gêneros textuais
Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias instruções de uso letras de música leis mensagens, notícias.
Exemplos:
* Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil.
Como: Hamlet, Os Miseráveis, etc.
* Fábula: é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral. Como: Os Três Porquinhos, O Gato de Botas, etc.
* Epopeia ou Épico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo.
Como: Os Lusíadas, A Ilíada, Odisseia, etc.
* Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações.
Como: O Mochileiro das Galáxias, O Pequeno Príncipe Sítio do Pica-Pau Amarelo, etc.
* Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto