Durkheim
ÉMILE DURKHEIM
Introdução
Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917.
Descendente de família judia optou por não seguir o caminho do rabinato, como era costume na sua família. Mais tarde declarou-se agnóstico. Iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para a Alemanha.
É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.
Émile Durkheim integra o grupo de cientistas sociais considerados fundadores da sociologia. Em 1893 ele publicou sua tese de doutoramento, intitulada De la Division du Travail Social, estudo em que aborda a interação social entre os indivíduos que integram uma coletividade maior: a sociedade. . Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, está baseada num grau de consenso entre os indivíduos que ele designa de solidariedade. De acordo com o autor, há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.
1 Solidariedade mecânica
A solidariedade mecânica prevalece naquelas sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs. Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo, essa correspondência de valores assegura a coesão social.
2 Solidariedade orgânica
A solidariedade orgânica é a do tipo que predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior