Durkheim
Durkheim infere ainda que todo sistema de educação possui dois aspectos: unidade e multiplicidade. Enquanto uno o sistema busca a incucação de valores que precisam ser comuns a todos os membros do grupo para a afirmação de sua identidade. O múltiplo diz respeito aos diferentes processos educacionais necessários as classes sociais, ou seja, as diferenças advindas da posição social e do lugar do individuo na divisão social do trabalho geram necessidades educativas diferentes. Esse ideal de uno e diverso constitui a parte básica da educação.
Assim, para Durkheim a educação é o meio pelo qual a sociedade prepara, no íntimo das crianças, as condições essenciais de sua própria sobrevivência. O sujeito individual é preparado para manter vivo o sujeito coletivo, ou a sociedade. Essa concepção de educação é expressa na famosa fórmula durkheimiana.
A conseqüência desta premissa, para Durkheim, é que o indivíduo deve ser pensado em duas dimensões: individual e social. A primeira diz respeito aos estados mentais que se relacionam ao próprio individuo e a segunda expressa o sistema de idéias, sentimentos e hábitos que exprimem em cada ser não a sua