Durkheim
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Vivendo em um período histórico conturbado, com acontecimentos sociais intensos - crises econômicas, crescente urbanização da sociedade,Primeira Guerra Mundial,especialização da sociedade - o sociólogo Émile Durkheim desenvolvia suas ideias sociológicas. Foi um dos fundadores da sociologia, onde tomava por objetivo a consolidação da sociologia como ciência.
Nesta perspectiva sofreu grande influência do positivismo de Comte, onde enquadra a sociologia a ciência positiva, ou seja, uma superação do teológico e do metafísico. É vista como um organismo vivo. Além do de tratar a sociologia a partir de conhecimentos científicos, em que afirma que devem ser provados e demonstrados, no caso da sociologia, pela sociedade.
A linha histórica de Durkheim é linear, o que o assemelha dos evolucionistas, porém com diferentes formas de avaliação. Os evolucionistas com a teoria do progresso, em que o homem já seria provido por natureza desta característica – de evolução-, já Durkheim critica essa posição, pois diz que não são determinadas pela natureza do homem, mas sim pelo social, a partir dos fatos sociais, por isso sua busca por sociedades mais simples, para de fato comprovar esta constatação. Pois a sociologia como ciência deve partir de verdades, e não pelo conhecimento dedutivo, por exemplo – o que já caracteriza sua crítica a métodos filosóficos-.
Diante deste propósito, analisa a sociedade com objetividade, onde apresenta seu conceito de fato social:
"É fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda a maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais".
(Durkheim, As Regras do Método Sociológico.)
A partir dos fatos sociais, o qual considera exteriores ao individuo, além de ser