Durkheim
Universidade Federal da Paraíba
Departamento de Fundamentos da Educação
Disciplina: Sociologia da Educação
Professor: Dr. Jean Carlo de Carvalho Costa
Estagiária: Amanda Sousa Galvíncio
Aluna: Carla Edla Amorim Araújo
Trabalho
Clássicos da Sociologia
João Pessoa, 08 de outubro de 2012.
Introdução
Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal na França em 15 de abril de 1858, considerado um dos pais da sociologia moderna, suas principais obras são “Da divisão do Trabalho Social (1893)”, “O suicídio (1897)” e “As formas elementares da vida religiosa (1912)”.
Durkheim publica em 1895 o estudo ¨As regras dos métodos sociológicos¨ onde define os fatos sociais. Fato social é tudo que é coletivo, exterior ao individuo e coercitivo.
Durkheim - Fatos Sociais
Émile Durkheim nasceu em Épinal em 15 de abril de 1858 é considerado um dos pais da sociologia moderna, faleceu em 15 de novembro de 1917. Fundador da escola francesa posterior a Marx.
Fato social é o objeto de sua teoria sociológica, constituindo qualquer forma de induzir os indivíduos e exterior aos mesmos, os fatos sociais independem da vontade do individuo, são estabelecidos pela sociedade, e que todo o individuo deve obedecer.
Pensamos que qualquer acontecimento humano resulta num fato social, mas na realidade o fato social tem três características principais: Exterioridade, Coercitivo e Generalidade.
Exterioridade – o fato social é definido por uma sociedade e transmitido ao individuo através da educação, o individuo por si só não é capaz de produzir o fato social, uma sociedade cria regras e o individuo nela inserido tem que seguir, o não cumprimento dessas regras pode lhe gerar punições.
Coercitivo – Impõe ao individuo independente de sua vontade e percepção alguma situação na sociedade, obrigando ou até mesmo