Durkheim
Para Durkheim a sociologia tinha por objetivo não somente explicar a sociedade, mais também dar soluções para a vida social.
2) Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Dirkheim?
O texto aborda três características básicas que ajudam na descrição de fatos sociais. A primeira é a “coerção social” que seria a força que os fatos exercem sobre o indivíduo, fazendo com que este se conforme com as regras da sociedade, independente de sua opinião ou escolha. A segunda é chamada de “exteriores aos indivíduos” que seria as regras, os costumes, as leis. Pois quando nascemos elas já existem e não nos é dada a possibilidade de opinar ou escolher. A terceira característica é chamada de “generalidade”, ou seja, é social todo fato que se repete na maioria dos indivíduos ou que é geral.
3) Quais são os passos que um cientista social deve seguir paar garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
Para garantir a neutralidade na análise dos fatos sociais Durkheim afirma que o melhor a fazer é deixar de lado as crenças, desejos e valores, pois, o que nos mobiliza dificulta o conhecimento verdadeiro, e nos faz confundir aquilo que vemos com o que queremos ver.
4) Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?
Durkheim afirma que a toda sociedade havia evoluído a partir da forma social mais simples, onde se apresentavam justapostos e iguais. Desde o inicio foi necessário uma serie de combinações das quais originaram outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente.
5) Que características da escola positivista podemos encontrar nesse texto?
No fragmento de texto citado por Durkheim existem algumas características do movimento positivista tais como: a comparação entre o abstrato e o real, como na parte do texto em que ele compara as espécies biológicas com as espécies sociais.
6) Para Durkheim, a verdadeira ciência