Durkheim e o aborto
Índice
O Aborto 3 Aborto espontâneo 3 Aborto induzido 3 Aborto Ilegal 4 Complicações do aborto 4 Como evitar o aborto? 4 Emile Durkheim 6 Diferença entre facto social normal e patológico 6
O Aborto
Um aborto, ou mais conhecido como interrupção da gravidez é a remoção de um embrião do útero, resultando na sua morte.
Pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação, mediante o uso de medicamentos. O aborto induzido quando realizado por pessoas não qualificadas pode causar graves lesões maternas, ou morte.
Geralmente é dividido em quatro tipos:
Aborto espontâneo
Involuntário ou casual, é a expulsão não intencional de um embrião antes de 20-22 semanas. As causas mais comuns são as anomalias cromossómicas do feto, traumas acidentais, problemas hormonais ou a idade materna avançada.
Aborto induzido
É o aborto provocado, é causado por uma açao humana deliberada. Ocorre pela ingestão de medicamentos ou por métodos mecânicos.
A ética deste tipo de aborto, é fortemente contestada em muitos países mas é reconhecida como uma prática legal em outros locais do mundo, sendo inclusive em alguns totalmente coberto pelo sistema público de saúde.
Aborto Ilegal
O aborto ilegal é a interrupção duma gravidez quando os motivos apresentados não se deparam na legislação em vigor ou quando é feito em locais que não estão oficialmente reconhecidos para o efeito.
O aborto ilegal é inseguro e constitui uma importante causa de mortalidade. O aborto clandestino é um problema de saúde pública.
Complicações do aborto
Embora o aborto, quando realizado adequadamente, nãi implique risco para a saúde até ás 10 semanas, o perido aumenta progressivamente quando ultrapassa esse tempo. Quanto mais cedo for realizado, menores são os riscos existentes.
Entre as complicações dos abortos, destacam-se as infecções, as hemorragias e evacuações incompletas, e, no caso do aborto