durezas dos aços
1 – O que é dureza?
Dureza é a propriedade de um material que permite a ele resistir à deformação plástica, usualmente por penetração. O termo dureza também pode ser associado à resistência à flexão, risco, abrasão ou corte.
A dureza não é uma propriedade intrínseca do material, ditada por definições precisas em termos de unidades fundamentais de massa, comprimento e tempo. Um valor da propriedade de dureza é o resultado de um procedimento específico de medição. 2- Para que serve ? Serve para que possamos ter conhecimento do desgaste e a resistência de um material, da resistência mecânica através do uso de tabelas de correlação, para obter também um controle de qualidade de tratamentos térmicos, e processos de conformação plástica e em processos de ligação.
3 – tipos de escalas de dureza
Escalas de Dureza
Materiais
1
Brinell
Metais
2
Rockwell
Metais
3
Meyer
Metais
4
Vickers
Metais, Cerâmicas
5
Knoop
Metais, Cerâmicas
6
Shore
Polimeros, Elastomeros
7
Barcol
Aluminio, Borrachas, Couro
8
IRHD
Borrachas
1- Brinell
O método Brinell é um método de medição da dureza, utilizado principalmente nos materiais metálicos.
2- Rockwell
Método Rockwell é um método de medição direta da dureza, sendo um dos mais utilizados em indústrias. Este é um dos métodos mais simples e que não requer habilidades especiais do operador.
3- Meyer
Dureza Meyer é um método de medição da dureza de um material através de um "ensaio de penetração".
4- Vickers
Dureza Vickers é um método de classificação da dureza dos materiais baseada num ensaio laboratorial. Neste método, é usada uma pirâmide de diamante com ângulo de diedro de 136º que é comprimida, com uma força arbitrária "F", contra a superfície do material. Calcula-se a área "A" da superfície impressa pela medição das suas diagonais.
5- Knoop
O método Knoop é utilizado para a medição de micro-dureza, na qual um penetrador de