Durante todo
Todos os direitos são reservados ©2013. www.tioronni.com.br AS BASES DA HERDITARIEDADE
Gregor Mendel nasceu em 22 de Julho de 1822, em
Heinzendorf (Hyncice, distrito Nový Jicín, Tchequia), Áustria.
Mendel estudou a herança das características das ervilheiras, descobrindo desta forma, as leis básicas da Hereditariedade. É considerado o Pai da Genética.
Mendel trabalhou como jardineiro, e na sua juventude estudou no Olmutz Philosophical Institute. Em 1843 entrou para um mosteiro agostino em Brno. Mais tarde foi enviado à
Universidade de Viena para estudar.
Começou seus estudos sobre genética num jardim experimental no mosteiro. Entre 1856 e 1863 Mendel
Cultivou e testou aproximadamente 28.000 ervilheiras (Pisum sativum). Seus experimentos demoraram muito tempo a serem reconhecidos como as Leis da Hereditariedade de
Mendel.
1ª LEI DE MENDEL
Mendel conclui que os fatores (genes) seriam transmitidos aos descendentes através dos gametas.
Entretanto, esses “fatores” separar-se-iam durante processo de formação dos gametas de forma que cada gameta herdaria apenas um “fator” de cada par.
Nome da Lei: Lei da pureza dos gametas, Lei da Segregação dos fatores ou Monoibridismo.
Enunciado - “Cada caráter é condicionado por 2 fatores, que se separam na formação dos gametas, passando apenas um fator por gameta”.
A PRIMEIRA LEI DE MENDEL
Ao estudar a transmissão de características, o geneticista analisa cruzamentos e descendências. Logo, uma boa escolha do material de trabalho é fundamental.
Esse material deve ter algumas características:
• ser de fácil cultivo, pouco exigente quanto à nutrição e ao espaço;
• deve gerar um grande número de descendentes, para que os resultados obtidos tenham validade estatística; • deve alcançar a maturidade sexual rapidamente, para que o pesquisador possa observar várias gerações sucessivas, em um curto espaço de tempo.
• flores com órgãos reprodutores fechados dentro de pétalas.