Durabilidade e Manuten o da Madeira
A durabilidade da madeira depende e muito de sua manutenção e cuidado que se tem com ela. Se uma madeira não possuir revestimento e não forem feitas manutenções adequadas, ela durará muito pouco tempo por causa da ação do sol, chuva, fungos e cupins. Mas se forem realizadas manutenções e prevenções a madeira irá durar muitos e muitos anos.
A beleza de uma madeira exposta ao tempo está destinada ao desgaste. E, para reverter essa situação, existem diversos produtos químicos que ajudam na sua preservação, desacelerando o intemperismo (weathering), principal causador do envelhecimento da madeira.
O intemperismo deteriora a madeira de forma superficial e lenta, sem que sua capacidade estrutural seja afetada. Um dos seus efeitos é a alteração da coloração da madeira que, em contato com a luz e dependendo da espécie, fica mais clara ou escurece. Outro efeito ocorre quando a madeira é exposta à umidade, tornando-se um fácil local para a proliferação de fungos que provocam o bolor.
Um produto químico possuirá maior desempenho se utilizado como forma de prevenção, sendo aplicado à madeira saudável. Entre esses produtos estão o WRP (water-repelent preservatives) e os de acabamento: stains, tintas e vernizes.
Outra forma de tratar a madeira é com a utilização de produtos cuja base é de cromo, resistentes às ações de agentes biológicos e que podem receber acabamentos: Arseniato de Cobre Cromatado (CCA) e Borato de Cobre Cromatado (CCB-O).
COM PELÍCULA
Tintas e vernizes formam uma película superficial, impermeabilizando a madeira. As tintas são encontradas em diversas cores, entretanto elas não “trabalham” em conjunto com a madeira, facilitando o aparecimento de rupturas e, consequentemente, a entrada de umidade que ocasiona o surgimento de fungos (caso a madeira não tenha recebido tratamento).
As tintas também acabam escondendo a textura natural da madeira e, antes de fazer uma nova pintura ou aplicação de verniz, é preciso remover todo