DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Materiais de Construção II
Atividade referente aula do dia 01/04/2013
Durabilidade das Estruturas de Concreto (Respostas)
1. O aço utilizado nas estruturas de concreto armado dispensa tratamentos contra a corrosão em função da elevada alcalinidade do concreto que favorece a formação de uma película de óxido estável que protege o aço contra a progressão de corrosão. Mas o simples fato das armaduras estarem inseridas no concreto não garante a total proteção do aço. O concreto deve ser produzido de acordo com a demanda de agressividade do local e a execução feita de maneira correta.
2. A atmosfera marina agride as estruturas de concreto armado através de partículas de cloreto de sódio e de magnézio que, suspensas no ar, podem percorrem grandes distâncias e de depositarem sobre as estruturas em forma de gotículas de água. Os cloretos podem ser encontrados em várias em outras formas além da água do mar, inclusive nos materiais em compõe o próprio concreto, como a água ou areia contaminada.
3.
Classe de Agressividade Ambiental
Classe de agressividade ambiental
Agressividade
Classificação geral do tipo de ambiente para efeito de projeto
Risco de deterioração da estrutura
I
Fraca
Rural
Insignificante
Submersa
II
Moderada
Urbana1), 2)
Pequeno
III
Forte
Marinha1)
Grande
Industrial1), 2)
IV
Muito Forte
Industrial1), 3)
Elevado
Respingos de maré
1) Pode-se admitir um microclima com uma classe de agressividade mais branda (um nível acima) para ambientes internos secos (salas, dormitórios, banheiros, cozinhas e áreas de serviço de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais ou ambientes com concreto revestido com argamassa e pintura.
2) Pode-se admitir uma classe de agressividade mais branda (um nível acima) em: obras em regiões de clima seco, com umidade relativa do ar menor ou igual a 65%, partes da estrutura