Dudalina
A tudo começou no dia 3 de março de 1957, na cidade de Luís Alves, município próximo a Blumenau em Santa Catarina, com o casal Rodolfo (conhecido pelo apelido de Duda) e Adelina Hess de Souza. A história empreendedora começou a partir de um lote de tecidos de seda, que estava encalhado no estoque do pequeno armazém de secos e molhados do casal, e que Adelina resolveu transformar em camisas para vender aos seus clientes. Como a mercadoria foi bem aceita, a venda de secos e molhados, que dava o sustento à numerosa família, foi deixada de lado, e o casal iniciou uma pequena confecção depois de contratar duas costureiras e transformar o quarto da empregada em sala de costura, pelo menos durante o dia, quando as camas eram retiradas para dar lugar à confecção. A pequena confecção crescia e o quartinho da casa da família já não era suficiente para suportar a demanda. Para ter mais espaço, o casal alugou uma casa em frente ao sobrado onde moravam.
Em 1962, a empresa ganhou um novo nome: Indústria e Comércio Dudalina S.A. A marca, criada a partir dos apelidos de seus fundadores (Duda e Lina), foi sugerida pelo sobrinho Frederico de Souza, que sempre ajudou os tios na confecção. O espaço da fábrica em Luís Alves não demorou muito para ficar pequeno, e a família se mudou para Blumenau em 1969. As exportações de suas camisas começaram na década de 70. Em 1984 com a inauguração da sede da empresa, os 16 filhos do casal começaram a administrar os negócios da família. Nos anos seguintes, além da marca principal que levava o nome da empresa, a DUDALINA criou, em 1988, a Individual, com camisas mais casuais para consumidor um pouco mais novo; e, em 1994, a BASE, mais esportiva e direcionada para os jovens.
Desde que assumiu o comando da empresa, em 2003, a empresária Sônia Hess, uma das filhas da fundadora, começou a moldar uma nova face para a DUDALINA. Primeiro Modernizou as fábricas após ouvir reclamações de que o ambiente de trabalho era apertado; depois ampliou as