Pim i rh
UM ESTUDO DE CASO
RESUMO
Este trabalho busca contribuir para a compreensão dos processos de implantação do programa de qualidade para a Certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Assim, para se estruturar a conceituação teórica parte-se inicialmente dos conceitos dos Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade 2009 e posteriormente, abordam-se os conceitos e exigências da ONA, através do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares 2006, em seguida, cita a revisão e alteração deste documento, liberado em 16/03/10, para consulta pública e sugestões.
Este estudo refere-se a uma pesquisa documental sobre as normas de qualidade, aplicáveis ao seguimento de saúde com um recorte na área de Recursos Humanos. O campo temático deste trabalho retrata a teoria a partir de uma análise crítica dos processos relativos à gestão de pessoas. Tal análise inclui um estudo de caso, contemplando os processos de gestão de pessoas, citados como requisito para implantação da ONA. Finalmente, são apresentadas as conclusões, baseadas tanto no estudo teórico, como no estudo prático.
A metodologia utilizada facilita o entendimento dos processos relacionados à gestão de pessoas e evidencia o seu papel no processo de melhoria contínua da organização. O estudo de caso conclui que o saber teórico aplicado à prática é um suporte fundamental à implantação da ONA.
Palavras-chave: Critérios de Excelência, Qualidade, ONA, Acreditação, gestão de pessoas, melhoria contínua, procedimentos, processos e sistema.
SUMMARY
This paper seeks to contribute to the understanding of the processes of implementing the quality program for the certification by the National Accreditation Organization (ONA). Thus, to