DSTs Apostila
Sumário
Planejamento Familiar
Planejamento familiar é o controle do número de filhos e intervalos entre gestações. Tem como objetivo o bem estar da criança e do casal, pois podem escolher o momento propício para a chegada dos filhos.
Esse planejamento, entre outras coisas, é importante para aproveitar melhor esse momento tão especial que é conceber uma nova vida. É preciso estar bem preparado para assumir tamanha responsabilidade. O planejamento familiar, o pré-natal, o parto e o controle de doenças sexualmente transmissíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é direito de todo cidadão segundo a lei N°9263 de 12 de janeiro de 1996.
Prever as futuras despesas que terão com os filhos faz parte do planejamento familiar. Esses gastos vão desde o pré-natal até a educação escolar da criança. É por esta razão que muitos casais têm postergado a chegada do primeiro filho, preferem ter plenas condições de criá-lo e é por isso também que o número de filhos por casal tem diminuído nos últimos tempos.
Controle de Natalidade
O governo tem tomado providências quanto ao controle de natalidade, disponibilizando métodos anticoncepcionais gratuitamente nos postos de saúde, mas essas providências não tem sido suficientes e a taxa de natalidade continua alta.
O planejamento familiar não deve ser privilégio de classes sociais mais altas, mas sim de todas as pessoas, basta que tenham informação e conscientização da importância desse ato.
O planejamento é a melhor forma de garantir a qualidade de vida de uma família!
Fecundidade ou Controle de Natalidade no Brasil
Nos anos 40, os casais da região nordeste tinham em média 7,15 filhos, na região centro-oeste 6,36 filhos. No ano 2000, teve uma queda considerável, passando para uma média de 2,69 filhos por casal no nordeste e 2,25 na região centro-oeste. Já em 2010, pode-se perceber uma diferença ainda existente, porém e