DST'S
Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.
Cancro mole
Candidíase
Condiloma
Gonorreia
Granuloma
Herpes
Linfogranuloma
Sífilis
AIDS
1. Cancro Mole: Ulceração (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitália externa mas pode comprometer também o ânus e mais raramente os lábios, a boca, língua e garganta. As úlceras podem ser únicas ou múltiplas.
Agente: Haemophilus ducreyi
Complicações/Consequências: Não tem. Tratado adequadamente, tem cura completa.
Transmissão: Relação sexual (Sexo vaginal, anal e oral)
Período de Incubação: 2 à 5 dias
Diagnóstico: Pesquisa do agente em material colhido das lesões.
Tratamento: Antibiótico.
Ocorrência: 01 mulher para cada 20 homens.
Prevenção: Camisinha. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual. Escolha do(a) parceiro(a).
Sintomas: As lesões apresentam fundo de aspecto "sujo", a parte central purulenta, amarelada, e as bordas nítidas e irregulares
2. Candidíase: Queda de imunidade, higiene pessoal ou distúrbios no organismo, levam ao aparecimento da doença, três a quatro dias após o contágio ou no período pré-menstrual. Na maioria das vezes não é uma doença de transmissão sexual.
Agente: Cândida albicans e outros.
Complicações/Consequências: São raras. Pode ocorrer disseminação sistêmica (especialmente em imunodeprimidos).
Transmissão: Ocorre transmissão pelo contato com secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores. A transmissão da mãe para