Fichamento COmpreender o behaviorismo
FICHAMENTO TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA II
CAPÍTULO 4 – COMPREENDER O BEHAVIORISMO, BAUM.
O texto refere-se a dois conceitos acerca da análise comportamental, a Seleção Natural e a Modelagem. Ambas se assemelham quanto a estrutura, mas diferem-se quanto ao ponto central de estudo. Na primeira o comportamento é consequência da história filogenética, já na segunda o comportamento é uma mudança gradual e individual, dependente das relações de reforço e punição presentes em seu ambiente (ontogenética).
O objetivo central do texto é apresentar dois conceitos básicos sobre a análise do comportamento que possam explica-lo cientificamente e que substituam a ideia de “intenção divina”, referentes à vontade de Deus, e as “explicações” mentalistas, que se referem a planejamento, inteligência ou intenção internas ao animal, ou pessoa.
“Quando falamos em filogênese de uma espécie, não estamos falando de nenhum evento em particular, mas de uma série ou história de eventos no decorrer de um longo tempo. ”(p.74)
Seleção natural acredita que apenas os seres com maior aptidão sobrevivem e geram descendentes. Além disso ela atua na estabilização dos genes mais aptos. (Ex.: girafas com pescoço muito curto ou muito longo tem menor chance de sobrevivência).
“ A aptidão de uma variação genética (um genótipo) é sua tendência a um aumento quantitativo, de uma geração à outra, em relação aos outros genótipos da população. ”(p.76)
Reflexo -“ O efeito somático produzido por um estímulo – um evento ambiental que estimula órgãos sensoriais - refletia-se, pelo sistema nervoso, em uma resposta - uma ação. “(p.77)
“Padrões fixos de ação” são padrões complexos de comportamento, características particulares de cada espécie que auxiliam na sobrevivência e na reprodução e que foram ocasionados por um estímulo do ambiente, denominados estímulos-sinal ou libertadores.
“Reflexos e padrões fixos de ação são reações que aumentam a aptidão por estarem