Dst's
As Doenças transmitidas ao ser humano por meio do contato sexual são denominadas Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Antigamente, tais enfermidades eram conhecidas com doenças venéreas (em alusão á deusa da mitologia grega Vênus, símbolo da feminilidade e da sexualidade). Essas doenças podem ser provocadas por diversos organismos, tais como: bactérias, fungos, protozoários, vírus, insetos, etc. Apesar de a via sexual ser um dos principais mecanismos de contaminação, muitas DSTs também são transmitidas pelo sangue e durante o parto natural. A melhor estratégia para combater essas doenças é a prevenção, utilizando-se p preservativo (camisinha). Entre as DSTs destacam-se: Aids, gonorreia, sífilis, tricomoníase, cancro mole, pediculose pubiana, herpes genital, linfogranuloma venéreo e condiloma acuminado.
• Aids
A Aids (sigla em inglês de Acquire Immune Deficiency Syndrome, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma enfermidade grave, provocada por diversos vírus denominados HIV (sigla em inglês de Human Immunodeficiency Virus, ou Vírus da Imunodeficiência Humana). Além da via sexual, o vírus pode contaminar uma pessoa por transfusão de sanguínea, no momento do parto e durante a amamentação. Pesquisas recentes também detectaram o HIV na saliva, no suor e na lágrima, mas a baixa quantidade nessas secreções não é suficiente para transmitir a doença. O sêmen e as secreções vaginais de pessoas contaminadas, entretanto, contêm quantidades muito grandes do vírus.
No passado, pensava-se que somente homossexuais estariam no grupo de risco de contágio da doença. Hoje, sabe-se que qualquer pessoa, Independentemente de idade, sexo ou orientação sexual, pode contaminar-se com o HIV. Ainda não há cura para a doença, que ataca as células de defesa do organismo (especificamente os glóbulos sanguíneos chamados linfócitos T). Com a destruição das células de defesa, o organismo pode entrar em uma situação de