Dsm iv
O DSM-IV situa os transtornos de aprendizagem no Eixo 1, na categoria dos transtornos geralmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou na adolescência, e conceitua :
Os transtornos de Aprendizagem são diagnosticados quando os resultados do individuo em testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matemática, escolarização ou nível de inteligência. Os problemas na aprendizagem podem exceder aquelas habitualmente associadas com o déficit. Os transtornos de aprendizagem podem persistir até a idade adulta.
Muitas vezes não é possível estabelecer um diagnostico de transtorno de aprendizagem na 1ª e na 2º serie escolares, pois é muito difícil diferenciar dificuldades evolutivas das que já são indicio de transtornos. Apenas podem ser estabelecidos diagnósticos provisórios.
Nos casos de dificuldades de aprendizagem, as indicações são variadas, e podem ser planejadas de modo simultâneo ou pode ser estabelecida uma ordem de prioridade dentre algumas das seguintes condutas:
. Orientação à escola
. Terapia psicopedagógica
. Psicoterapia
. Professor Particular
. Mudança de escola
O principal sintoma é a dificuldade em manter o foco da atenção e/ou manter-se quieta, estes sintomas podem se manifestar de diversas formas:
. As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas, frequentemente ganham apelidos e ficam estigmatizados.
. Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se incessantemente, mexendo em vários objetos.
. Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira.
. Falam muito e constantemente, frequentemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar.
. Têm dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes.
LINGUAGEM CONFUSA
TRANSTORNO DE LINGUAGEM
O DSM-IV refere-se à linguagem confusa como uma alteração da fluidez verbal com alta frequência, ritmo verbal errático e pouca inteligibilidade, com padrões