dsjaiub
1378 palavras
6 páginas
Noções sobre a Física do Laser Prof. Dr. Jesus Djalma Pécora
Prof. Titular de Endodontia da FORP-USP pecora@forp.usp.br Prof. Aldo Brugnera Júnior
Prof. Titular de Laser da Faculdade de Odontologia da UCCB
Doutorando da FO - UFRJ brugnera@globo.com.br Noções elementares sobre a física dos lasers
Para se ter uma noção sobre a física dos laser faz-se necessário relembrar sobre o átomo.
Sabe-se que os sistemas atômicos são mantidos por meio de um conjunto de forças. O sistema atômico é composto por um núcleo, positivamente carregado e orbitados por elétrons, negativamente carregados.
Os elétrons que circulam ao redor do núcleo se posicionam em certos níveis de energia bem definidos, denominados orbitais.
De modo didático, podemos admitir, ainda, o modelo atômico proposto por Niels Bohr em 1913. Este modelo explica que os elétrons giram ao redor do núcleo em orbitais fixas e com energia definida.
As orbitais são chamadas de camadas eletrônicas, representadas pelas letras K,L,M,N,O,P e Q.
Para melhor entendimento do assunto devemos lembrar:
1- Os elétrons ao se movimentarem numa camada eletrônica não absorvem e nem emitem energia. Apenas um número de elétrons pode ocupar um dado nível de energia e nenhuma forma de radiação ocorre quando os elétrons se mantém em seus níveis orbitais.
2- Os elétrons de um átomo tendem a ocupar as camadas eletrônicas mais próximas do núcleo, isto é, as que apresentam menor quantidade de energia.
3- Um átomo está no seu estado fundamental quando seus eletrons ocupam as camadas menos energéticas.
4- Quando um átomo recebe energia (térmica ou elétrica) o elétron pode saltar para uma camada mais externa (mais energética) e nessas condições o átomo se torna instável.
5- Os elétrons de um átomo excitado tendem a voltar para as camadas de origem e, quando isto ocorre, ele devolve, sob forma de onda eletromagnética a energia, anteriormente, recebida.