dsfdestgdgddfgdgdfdf

2763 palavras 12 páginas
Escola Secundária Francisco de Holanda
Geografia C – 12º ano

Ficha Informativa / Trabalho

2014/2015

AS DIFERENTES VERTENTES DA GLOBALIZAÇÃO
1. GLOBALIZAÇÃO ECONÓMICA
A Globalização aparece quase sempre, e em primeiro lugar, associada a questões económicas e ao sistema económico dominante - o sistema de mercado capitalista, mas a globalização, como iremos apresentar de seguida, tem variados contextos. Desde a última metade do século XX que se assiste a uma supremacia do poder económico sob o poder político. A globalização “avançou rapidamente com a internacionalização das produções, dos bens, dos mercados, dos capitais, o movimento de desregulamentação desencadeado nos EUA e no Reino Unido, as privatizações, a intervenção das empresas multinacionais e a multiplicação das trocas internacionais. A corrida às exportações e o apelo aos investimentos estrangeiros como factores de crescimento, originaram uma espécie de ultraliberalismo doutrinário.”
(Gonçalves, 2003: 608)
Com o final da Segunda Guerra Mundial, o comércio mundial estava em baixa e então “foram criadas as instituições de
Bretton Woods – o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial – para tornar possível o comércio internacional num mundo desprovido de movimentos internacionais de capital.” (Soros, 2004, 84)
Mas afinal quando começou a actual fase do capitalismo? George Soros propõe duas hipóteses: terá sido quando
Margaret Thatcher, no Reino Unido, e Ronald Reagan nos EUA subiram ao poder na década de 80 com programas destinados a retirar o Estado da economia e permitir que os mecanismos de mercado fizessem o seu trabalho com a decadência das teorias keynesianas na economia ou terá culminado com o colapso do império soviético em 1989? Soros defende 1980, porque “a globalização foi uma realização dos fundamentalistas de mercado”. E como afirma, “o objectivo da administração Reagan e do governo Thatcher era reduzir a capacidade do Estado para interferir na economia, e a

Relacionados