areas de atuação do profissional de Logistica
Para iniciarmos a nossa análise, precisamos entender como o mercado está atualmente. Notamos que, de alguns anos para cá, com o mundo cada vez mais globalizado em suas relações profissionais, pessoais e com a tecnologia da informação contribuindo ainda mais para esta união entre distâncias físicas e rapidez nos processos, o mercado hoje passa a ter exigências, conhecidas nas empresas como Diferencial Competitivo, de eficiência nos tempos entre os processos até o cliente. Isto só é possível através da aplicação dos conceitos da Logística, seja ela da Logística Empresarial ou do Suplly Chain Management.
Neste mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas buscam profissionais talentosos na arte de fazer Logística. Isto significa profissional com base conceitual técnica de logística, com visão do todo logístico, visão crítica, ágil na tomada de decisão, conhecedor das ferramentas de TI, que agiliza nossas operações, trazendo redução de custos e maior competitividade da empresa no segmento de atuação.
No entanto, a grande maioria das empresas reclama da carência de profissionais da
Logística qualificados para exercerem a função. Muito devido, a importância recente da
Logística nas empresas. De 20 anos para cá a Logística teve sua importância percebida pelas empresas, devido em primeiro momento pela evolução das exigências por partes dos consumidores, que passam a exigir que a qualidade do produto ou serviço esteja intrínseco no produto ou serviço adquirido, passando a valorizar a agilização dos processos. Em segundo momento, pela grande contribuição do TI na Logística possibilitando além de mais agilidade nos processos como também maior redução de custos, trazendo mais competitividade para empresas, satisfação dos clientes e mais fatias de mercado.
Outro relevante fator para a carência dos profissionais de Logística qualificados no mercado é a falta de cursos voltados para a