dsds
Como forma da transmissão de conteúdos o ensino desencadeou o desenvolvimento da pesquisa como sua própria ferramenta de trabalho e passou a ser meta fundamental das universidades. Conforme a ampliação e a descoberta de novos conhecimentos enfatizou-se a pesquisa que conforme as dimensões tomadas e as trocas de informações aumentavam entre as universidades, a pesquisa tornou-se aplicada e com conclusões relevantes. A extensão nasceu da conscientização de que estar na universidade é uma oportunidade de poucos. Esses privilegiados deveriam transferir tais conhecimentos para a comunidade que não tem acesso ao ensino por isso tem por objetivo atender o maior número possível de pessoas, e então prestar serviços a comunidade.
Existe uma interdependência entre ensino, pesquisa e extensão. Um sem o outro deixaria de cumprir sua função, já que, sem o ensino e a pesquisa, a extensão não atingiria seu objetivo básico: espalhar o conhecimento para a maior quantidade de pessoas possíveis. O ensino e a pesquisa, sem a extensão, perderiam suas razões de ampliar suas buscas pela sabedoria, o conhecimento não compartilhado é um conhecimento perdido.
9-O estado de Santa Catarina possuía uma universidade mantida pela união (UFSC), e outra mantida pelo poder público estadual (UDESC). Ambas localizam-se na região litorânea, e as demais regiões do estado eram desprovidas de instituições de ensino superior.
Em 1927, foi criado o Instituto Politécnico, em Florianópolis que durou até a década de 30, quando entrou em crise por não se adaptar à reforma do ensino superior em 1931 e à falta de recursos financeiros. Em seguida, os professores que aí trabalhavam, iniciaram a proposta de criar uma faculdade de direito em Florianópolis. O instituto fechou as portas em 1935.
Primeira faculdade de direito do estado tratava-se de uma instituição privada, fundada em maioria por homens públicos que acreditavam que só a iniciativa privada