Dsadas
R: O fato de Irineo ter tido um crescimento profissional rápido e ser extremamente persistente.
2. A partir da teoria estudada que traços e ou características identifica no Barão de Mauá?
R: Inovação, aprendizagem, rede de relações e visão.
3. Quais foram as oportunidades que o Barão de Mauá percebeu no decorrer da sua vida?
R: Ao continuar suas leituras sobre economia e, por meio da observação, aprende como funciona o mercado e o que seria necessário para desenvolvê-lo. O trabalho com Carruthers lhe proporciona maiores oportunidades de conhecer a realidade da Inglaterra e seu vigor industrial. Muitas vezes, a aprendizagem de empreendedores acontece mais por meio de “ver” do que pelo “ler”, mais pela intuição do que pela educação formal, e, também, observando os mais experientes. Irineu sempre procurava os conselhos de seu amigo e sócio escocês.
4. Que empecilhos teve que enfrentar na vida pessoal e como empreendedor?
R: Por ter ideias liberais e forte defensor do abolicionismo cultivou vários inimigos que ele mesmo desconhecia,então ele começou a enfrentar dificuldades e represálias políticas devido ao seu posicionamento e influência na economia brasileira, e como o governo brasileiro dirigido por D. Pedro II não comungava dos mesmos ideais liberais do governo britânica por exemplo, seus negócios começaram a fraquejar e depois de alguns negócios infelizes o império do barão de Mauá sucumbiu e Irineu Evangelista de Sousa faliu. A queda do barão de Mauá não foi ruim só para ele mesmo, mas sim para todo o Brasil, pois ele era o único com condições de implementar naquele momento a verdadeira Revolução Industrial no Brasil.
5. Que lições de vida podem tirar do filme?
R: A vida de Irineu Evangelista de Sousa “Barão de Mauá”, nos passa a lição que se você tem fé no que acredita, deve se manter centrado nos seus ideais, correr atrás do que deseja, e não desistir