Drª Carina
FINANCEIROS E
A ELABORAÇÃO DO
RELATÓRIO FINANCEIRO
Potenciais interessados na análise
Sócios/acionistas: extraem da análise das demonstrações financeiras os dados necessários para acompanhar o poder de solvência e a lucratividade da empresa, além de comparar o desempenho global com o de exercícios anteriores. Instituições financeiras: para conhecer a estrutura patrimonial da empresa, para obter maior segurança nas operações de financiamento.
Potenciais interessados na análise
Fornecedores: pelo fato de negociarem o fornecimento de mercadorias e serviços, precisam conhecer a estrutura patrimonial de seus clientes, por forma a conceder créditos com maior segurança, fundamentalmente por meio da análise de liquidez.
Clientes: para conhecer a situação econômicafinanceira de seus fornecedores para garantir o fornecimento dos bens e serviços adquiridos, bem como os prazos a serem cumpridos.
Análise vertical
• A análise vertical mostra a participação percentual de cada item das demonstrações financeiras em relação ao somatório de seu grupo. Essa análise permite avaliar a composição de itens e sua evolução no tempo.
• Este tipo de análise propicia a comparação das percentagens dos itens das diversas demonstrações em relação a outras empresas, basicamente as concorrentes que atuam no mesmo ramo de atividade. • A análise vertical é de grande importância, principalmente quando aplicada à demonstração de resultados do exercício, porque possibilita detectar a composição percentual das receitas e despesas, evidenciando aquelas que mais influenciaram na formação do lucro ou prejuízo.
Análise horizontal
• A análise horizontal toma por base dois ou mais exercícios para verificar a evolução das componentes patrimoniais. Observando o comportamento dos diversos itens do patrimônio pode-se fazer uma análise de tendência.
• Permite fazer diversas análises comparativas, seja da variação dos valores de