DryWall
Vantagens e desvantagens
00Drywall
Vantagens e desvantagens
3724275550608500176339541967150031531282561900
INTRODUÇÃO right210270600O Drywall, expressão originada da língua inglesa que significa “muro seco” ou “parede seca”, é uma técnica de revestimento que substitui paredes e forros construídos em alvenaria. É constituído por placas de gesso acartonado produzidas industrialmente a partir de gipsita natural e cartão duplex, parafusadas em uma ou mais camadas sobre uma estrutura metálica leve. A estrutura é composta por perfis leves de aço zincado, conformados a frio em perfiladeiras de rolete garantindo a precisão das dimensões. Os parafusos são auto perfurantes e auto atarrachantes, zincados ou fosfatizados aplicados com parafusadeira. Podem ser montados em conjunto com estruturas de concreto, metálicas ou de madeira. Os movimentos normais das estruturas são absorvidos pelos sistemas de perfis e juntas, não apresentando fissuras no conjunto. O resultado é uma estrutura resistente, porém leve, lisa, de fácil manuseio e instalação.
APLICAÇÃO
O método está sendo muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais. As paredes de gesso drywall permitem instalações elétricas e hidráulicas através do sistema de fixação a pólvora em tetos ou aparafusadas em perfis de aço galvanizado. Além disso, adaptam-se a qualquer estrutura, como aço, concreto ou madeira.
A montagem do sistema drywall é fácil, com redução de prazo de entrega e, consequentemente, custos menores. Com o sistema, há um ganho de área útil que pode chegar a 4% e as paredes têm superfície lisa e precisa, diminuindo custos na preparação da superfície para a pintura.
Como as paredes são mais leves que o sistema de alvenaria tradicional, o sistema de parede de drywall mais simples (que corresponde a uma linha de perfil e uma chapa de cada lado) pesa cerca de 25Kg contra 150 kg de uma parede de alvenaria, consegue-se com a utilização deste sistema uma