Drywall
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL
DRYWALL
NATAL/RN
2013
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL
DRYWALL
Seminário, voltado a inovações tecnológicas, apresentado à disciplina de Construção do Conhecimento e Metodologia da Pesquisa ministrada pela professora Marigia Tertuliano, para obtenção de nota parcial no primeiro bloco de 2013.2.
NATAL/RN
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
As inovações tecnológicas que veem sendo implementadas na indústria da Construção Civil, mudam o gênesis da obra de construção para montagem. A inovação substitui materiais construtivos que chegam à obra em regime just-in-time e são montados, como paredes, revestimento, janelas, portas, instalações elétricas, instalações hidráulicas, etc.(VENDRAMENTO; FRACCARI; BOTELHO, 2002).
A inovação tecnológica é considerada por Moreira e Rodrigues (2002) como o principal motor do aumento da produtividade, como também elevar a capacidade de atuar na competição global e conquistar novos mercados e consumidores.
A maioria das inovações na Construção Civil especificamente no setor das edificações não são consideradas revolucionárias a ponto de mudar a base de todo sistema construtivo, mas podem trazer ganhos de produtividade, qualidade e confiabilidade.
O assunto escolhido tem como objetivo principal chamar atenção para a inovação tecnológica no ramo da construção civil. Tal inovação traz como benefício à economia de materiais, energia, mão de obra e outros, além de facilidade e praticidade tanto na construção como a utilização da edificação.
O sistema de vedação interna, DRYWALL, consiste no fechamento de vãos internos com placas de gesso cartonado fixadas em perfis metálicos, que propicia ganho de tempo e uma construção enxuta, ou seja, sem entulhos, sendo beneficiada sem grandes desperdícios de materiais, já que o ramo de construções é um