drp
A travessia nada mais é que, adquirir informações de vários elementos dos recursos naturais, vida econômica, as moradias, características de solos, etc. É realizada através meio, que percorre um espaço geográfico com várias áreas de uso e recursos diferentes. São notados aspectos diferentes em cada transição de zonas. Através desta observação elaborou um diagrama, sendo uma ferramenta na faze de identificação da pesquisa. Começando com uma discussão para elaborar uma representação de pontos principais, mostrando diferentes áreas dentro de limites da comunidade com seus diferentes usos, problemas associados e potenciais de desenvolvimento. Escolher um percurso com base no mapa de recursos naturais ou da comunidade elaborados anteriormente. Realizar o percurso pelo trajeto escolhido, anotando as características principais e as mudanças encontradas, usando sempre as denominações utilizadas pelas pessoas. Visualizar a informação obtida durante o percurso sobre uma folha de papel grande, mostrando o perfil do terreno com as diferentes zonas encontradas e seus nomes.
6.5 CALENDÁRIOS
Os calendários nos permite observar todos os aspectos agrícolas inseridos nele, podendo destacar atividades e o período que estão instaladas e quais culturas e seus respectivos tratos culturais no período que esta instalada. Como as culturas de longos e curtos períodos e diferentes cultivos devem ser observadas, pois cada uma deve ser atendida de modo diferente distribuindo no calendário e observando qual período de tratos culturais.
Calendário Agrícola
Mostra informações sobre as estações agrícolas e atividades produtivas da comunidade. Refere-se ao tipo de cultivo, ao tipo de criação, ao tempo adequado para cultivá-lo e às atividades agrícolas realizadas e sua época de colheita. Identificar os produtos que são cultivados e em que tempo são produzidos. Permite observar produtos estão sendo cultivados no tempo adequado ou se é necessário identificar