Drogas
2.1 Histórico
Segundo a Organização Mundial de Saúde, droga é toda substância que, depois de ingerida, pode modificar uma ou mais funções do indivíduo.
Desde o alvorecer das primeiras civilizações o homem já fazia uso das drogas, tanto no intuito de obter prazer, como na tentativa de entrar em contato com supostas divindades. As amostras mais antigas de escrita são referências para a utilização de drogas: estimulantes, depressores e alucinógenos. Sendo assim, observou-se que em culturas primitivas, as drogas eram utilizadas em rituais religiosos. A partir dos avanços tecnológicos houve o desenvolvimento de certas drogas, que tornaram-se importantes para o tratamento de doenças, alívio da dor e controle da depressão. Entretanto, diante disto, ocorreu um fenômeno inesperado na sociedade: o surgimento de pessoas sob a influência de drogas resultou na perda de controle de suas ações, abando das regras e atos criminosos.
2.2 Produção
As drogas classificam-se em três tipos de produção: * As Naturais que são extraídas de plantas.
Ex: maconha, tabaco e ópio * As Semi-Sintéticas que são produzidas através de modificações em drogas naturais.
Ex: heroína, cocaína e crack * As Sintéticas que são produzidas através de componentes ativos não encontrados na natureza.
Ex: anabolizante, anfetaminas e tranqüilizantes
2.2.1 Pirâmide dos Produtores
A pirâmide a seguir classifica os produtores e traficantes de forma hierárquica, de acordo com o poder que os mesmos possuem dentro do tráfico de drogas.
2.3 Narcotráfico
O narcotráfico é caracterizado pela venda de substâncias ilícitas, sendo, portanto, uma atividade ilegal. O faturamento obtido através da venda dessas substâncias é extraordinário, conforme estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que a renda anual de drogas ilegais seja de 400 bilhões de dólares, correspondendo a aproximadamente 8% do comércio internacional, superando a