Drogas
Droga Licita
Quais são?
As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem algum problema. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. São consideradas drogas lícitas qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros.
As drogas lícitas mais consumidas pela população em geral, são as seguintes:
- álcool,
- cigarro,
- benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade ou induzir o sono);
- xaropes (remédios para controlar a tosse e que podem ter substâncias como a codeína, um derivado do opióide);
- descongestionantes nasais,
- os anorexígenos (moderadores de apetite) e
- anabolizantes (hormônios usados para aumentar a massa muscular).
Álcool – Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, pois este excesso está inteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).
Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.
Em caos de suspensão do consumo pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.
Cigarro – Uma das mais de 4500 substâncias que um único cigarro contém – a nicotina – interagem com receptores neurais, que liberam substâncias como a dopamina, acetilcolina, serotonina e betaendorfina, conferindo uma sensação de