drogas
Colocar um sonho no papel, isso é um projeto.
Lyara Apostolico
DE ONDE NASCEM
OS PROJETOS?
Diz-se que o Ser Humano é movido por duas forças principais: evitar a dor e buscar o prazer.
O mesmo acontece em relação aos projetos sociais e culturais: eles podem surgir de um pesadelo, isto é, de uma realidade que, em determinado momento, se torna inaceitável e precisa ser transformada; ou, um projeto pode surgir de um sonho, da vontade de construir um mundo melhor.
As duas questões estão muito interligadas e são muito importantes na hora de formatar o projeto, mas minha experiência me mostra que é muito mais interessante dar ênfase à visão de mundo que se pretende construir do que aos problemas terríveis que devemos combater.
Tudo no que colocamos nossa atenção se expande. Então, se colocamos demasiada ênfase nos problemas e limitações, eles se perpetuarão. Por outro lado, se temos clara, o tempo todo, a visão da nova realidade que pretendemos atingir é este o resultado que alcançaremos. Martin Luther King Jr., em seu histórico discurso «Eu tenho um sonho», fala sim da situação de discriminação e injustiça, mas o mote principal do discurso é o sonho e a nova realidade que ele visualiza para a sociedade. Daí a força do discurso.
Este é um conceito muito importante que eu quero que você incorpore antes de começarmos nossos trabalhos, porque ele será fundamental tanto na elaboração do projeto quanto em sua execução.
2
QUEM SÃO OS
NOVOS SONHADORES?
Os novos sonhadores são uma classe de profissionais que trabalham com o que gostam, são altamente capacitados, são bem remunerados e têm um grande impacto no mundo.
Conheça a mentalidade que diferencia um profissional bem sucedido de um fracassado:
Eu vou, o tempo todo, atrás de pessoas
Eu espero que as pessoas e o governo me
que possam apoiar meus projetos
ofereçam apoio. Mas ele nunca vem...
Eu estou comprometida(o) com a
Eu gostaria