Drogas
Buscamos melhorar nossa noção de conscientização de como está acontecendo o uso de drogas em nossa comunidade educativa, identificando o nível e o contexto de envolvimento em isso ocorre e percebemos que as causas principais, que levam nossos adolescentes a buscarem o mundo das drogas, são: a desestrutura familiar, ausência/abandono dos pais, falta de conhecimento dos danos causados pelas drogas, desemprego, falta de opção de lazer e pais usuários.
Temos diariamente relatos e notícias de como a situação tem se manifestado em nossa escola. Ex-alunos que foram assassinados, pais que usam drogas e abandonam seus filhos das mais diversas formas, alunos que seus pais são traficantes, enfim uma gama de situações que tem refletido negativamente em nossa escola. A ameaça à nossa estabilidade pedagógica é constante, afligindo toda a escola a cerca de como devemos prevenir nossos alunos deste mal.
Nossos alunos estão sendo constantemente expostos em ambientes de circulação da droga, em que, esta situação faz deles indivíduos vulneráveis, colocando-os entre as estatísticas de risco. Sabemos que, entre as causas citadas, a que mais, apresenta motivos para a experimentação das drogas é a desestrutura familiar, que por sua vez desencadeia uma série de outros fatores que muitas vezes levam nossos jovens a se refugiarem no caminho mais curto: às drogas.
Neste contexto, existe a presença forte do álcool e outros tipos de drogas (maconha, cocaína, crack, entre outras). Estamos enfrentando vários problemas que se