drogas
INTITUTO EDUCACIONAL SUPERIOR MOREIRA E CASTRO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA TEORIA POLÍTICA
Telma Maria Serejo Diniz
RESUMO DE TEXTO: Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes
São Luís
2014
Telma Maria Serejo Diniz
RESUMO DE TEXTO: Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes
Trabalho apresentado à disciplina Teoria Política do curso Serviço Social da Faculdade Reunidas, para obtenção de nota.
Professor: Leandro Costa
São Luís
2014
NICOLAU MAQUIAVEL
Durante a Idade Média o poder do rei era sempre confrontado com os poderes da Igreja ou da nobreza. As monarquias nacionais surgem com o fortalecimento do rei e, portanto com a centralização do poder, fenômeno este que se desenvolve desde o final do século XIV (Portugal) e durante o século XV (França, Espanha, Inglaterra).
Dessa forma surge o Estado moderno, que apresenta características específicas, tais como o monopólio de fazer e aplicar as leis, recolher impostos, cunhar moeda, Ter um exército. A novidade é que tudo isso se torna prerrogativa do governo central, o único que passa a Ter o aparato administrativo para prestação dos serviços públicos bem como o monopólio legítimo da força.
É em função desse contexto que se torna possível compreender o pensamento de Maquiavel.
Enquanto as demais nações europeias conseguem a centralização do poder, a Alemanha e a Itália se acham fragmentadas em inúmeros Estados sujeitos a disputas internas e a hostilidades entre as cidades vizinhas. No caso da Itália, a ausência de unificação a expõe à ganância de outros países como a Espanha e França, que reivindicam territórios e assolam a península com ocupações intermináveis.
É nessa Itália dividida que vive Nicolau Maquiavel (1469-1527) na república de Florença. Observa com apreensão a falta de estabilidade política da Itália, dividida em principados e repúblicas onde cada um possui sua