Drogas
200 milhões de usuários
Pesquisa aponta que número de usuário de drogas ilícitas em todo mundo é maior que população do Brasil.E bem maior em países com índice de desenvolvimento mais elevado.
Os efeitos adversos que cada droga ocasiona,usadas principalmente de forma crônica,podem ser nbem peculiares à cada droga.
MACONHA:Pode desencadear danos de ordem pisíquica,como esquisofrenia,lapsos de memória perda de reflexos,sonolência,aversão à realidade,falta de interesse no trabalho.
COCAÍNA:Riscos cardiovasculares,respiratórios,sistema digestivo,perda de memória, envelhecimento precoce, apodrecimento dos dentes,depressão,impotência,tremores nas mãos.
CRACK:OS Mesmos efeitos da cocaína ,mais o ressecamento da mucosa agravando ainda mais os danos aos dentes.
Álcool:
Se for ingerido em excesso, o álcool pode causar falta de coordenação motora, descontrole, sono e pode levar até mesmo ao coma, pois ele é uma droga depressora da parte central do sistema nervoso. Além disso, quando chega ao fígado, o álcool é metabolizado a etanal que é muito mais tóxico do que o próprio álcool, pode provocar câncer e lesão no fígado.
O excesso de álcool também leva à hipoglicemia, que é a queda brusca de glicose no sangue, porque as enzimas usadas na produção de glicose são utilizadas no metabolismo do álcool. Outro resultado do consumo do álcool é a desidratação, porque ele desativa o hormônio antidiurético no cérebro, que é o responsável pela reabsorção da água filtrada pelo rim.
Tabaco:
A fumaça do cigarro contém monóxido de carbono, amônia, nitrosaminas, alcatrão e nicotina, substâncias tóxicas ao organismo. Quando a pessoa fuma, ela está absorvendo quase 5 mil substâncias prejudiciais ao organismo.
Monóxido de carbono (CO): Combina-se com a hemoglobina do sangue impedindo que ela transporte oxigênio, podendo ser fatal se absorvido em grande quantidade;
-Amônia (NH3): A sua adição ao cigarro torna o