Drogas
curso de BACHARELADO EM serviço social
NÚBIA SANTOS DE SOUZA MENDES
O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLES
Brumado-BA
2012
NÚBIA SANTOS DE SOUZA MENDES
O USO DO CRACK: UM PROBLEMA RESTRITO ÀS METRÓPOLES
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplina(s): Psicologia Geral; Antropologia; Formação Social, Política e Econômica do Brasil; Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I.
Professore(s): Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima, Rosane Malvezzi.
Brumado-BA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5 2. DESENVOLVIMENTO 6 3. CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
RESUMO
A reorganização do espaço urbano, sob novas orientações econômicas e ideológicas, não condizia com a presença de pobres na área central da cidade, pois afastar os pobres do centro era o objetivo principal da administração pública, fazendo com que as drogas e crimes amenizassem para que a sociedade sobreviva com tranqüilidade. O fator que mais contribui para a dependência química é a desestruturação familiar, sendo assim, é preciso que o assistente social como um bom profissional, se organize tratando de melhor forma o dependente químico, para que haja uma reorganização do espaço familiar e também o convívio em sociedade, minimizando a desordem e controlando o ciclo das drogas e principalmente dos crimes.
1. INTRODUÇÃO A realização deste trabalho tem como objetivo possibilitar a compreensão de que o uso do crack está presente em todas as regiões do Brasil, tanto nos grandes quanto nos pequenos municípios e que o uso constante dessa droga representa um grave problema social que precisa ser enfrentado não apenas pelo poder público, mas por toda a sociedade. Veremos no desenvolvimento do portfólio que o surgimento do crack nos Estados Unidos levou os usuários e traficantes a aderir essa nova droga, com um preço acessível