Drogas
Efeitos: Seu efeito é devastador, pois além de causar dependência, afeta o sistema nervoso central, deixando seqüelas no sistema límbico (que comanda as emoções) e no córtex (responsável pelas funções psíquicas) o que pode ocasionar alucinações no usuário.
Conseqüentemente altera toda a estrutura comportamental, uma vez que o dependente da droga tende a mudar suas antigas amizades, por outras que facilitem um acesso mais fácil à droga, e desta forma passa a freqüentar locais como morros e favelas dominados pelo narcotráfico.
Princípio ativo: Alcalóide de ação estimulante, extraída das folhas de coca (arbusto encontrado na América do Sul). Sua aparência é assemelhada como um pó branco brilhoso, normalmente embalado em pequenos sacos plásticos, conhecidos como "sacolés" ou "papelotes". Ingestão por: aspiração, fricção gengival, diluído e injetado.
Formula: (C17H21NO4) A cocaína é um alcalóide.
Estrutura:
LSD
Efeitos: O LSD é um alucinógeno e, portanto, produz distorções no funcionamento do cérebro. Os efeitos variam de acordo com o organismo que está ingerindo a droga e de acordo com o ambiente em que ela está sendo consumida. O usuário pode sentir euforia e excitação ou pânico e ilusões assustadoras.
A droga dá uma sensação de que tudo ao redor do usuário está sendo distorcido. As formas, cheiros, cores e situações, para a pessoa que está sob o efeito da droga, se alteram, criando ilusões e delírios, como paredes que escorrem, cores que podem ser ouvidas e mania de grandeza ou perseguição. Além disso, uma pessoa sob o efeito do LSD perde o juízo da realidade e com isso a capacidade de avaliar corretamente uma situação qualquer, por mais simples que possa ser.
Por perder a noção da realidade, o usuário de LSD pode se julgar capaz de fazer coisas impossíveis como andar sobre as águas, produzir fogo ou mesmo voar. O LSD também causa um fenômeno chamado de "flashback": o usuário, semanas ou meses sem consumir a droga, começa a