drogas e seus males
• Significado da palavra Droga A palavra Droga vem da Grécia Antiga a droga era denominada de “pharmakon” e possuía dupla significação: remédio e veneno. Já o termo “droga” teve origem na palavra “droog” (holandês antigo) que significa folha seca, isto porque antigamente, quase todos os medicamentos eram sintetizados à base de vegetais. Podemos utilizar o termo droga também para indicar medicamentos em geral. Contudo essa palavra rotineiramente empregada para designar substâncias que atuam no organismo e distorce as sensações e/ou a maneira de pensar e agir. Algumas pessoas também se referem a ela como tóxicos, narcóticos e entorpecentes.
• Drogas estimulantes e depressoras Algumas substâncias não naturais ao corpo podem interferir no funcionamento da sinapse, as drogas podem ser estimulantes ou depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC).
As estimulantes atuam na sinapse e aumentam a atividade do SNC, como consequência deixa o indivíduo mais alerta e pode aumentar a frequência cardíaca. Como exemplo de drogas estimulantes temos: Nicotina, Cocaína, Maconha, Crack, SLD, Heroína, Ecstasy, etc... Já as drogas depressoras têm os efeitos contrários das estimulantes, assim, atuam na sinapse reduzindo a atividade do SNC, diminuindo os batimentos cardíacos, causando pouca circulação sanguínea no corpo e no cérebro, levando até a morte. Como exemplo de drogas depressoras temos: Álcool, sedativos, morfina, calmantes e anestésicos geral. • Dependência e Abstinência de drogas O uso frequente faz o indivíduo desenvolver certa tolerância à droga, ou seja, corpo torna progressivamente menos sujeito aos seus efeitos e para obter as mesmas sensações são necessárias doses maiores e mais frequentes. As Drogas estimulam a sinapse de tal forma que, com o tempo apenas os neurotransmissores não são suficientes para garantir a passagem eficaz de impulsos nervosos, quando isso acontece desenvolveu-se a dependência. Se, nesse estágio, o uso