Drogas e psicoterapia
Trabalho apresentado a professora Cíntia referente a 3º módulo do curso técnico de enfermagem 2013
Grupo:
Adriana Aparecida Moraes nº 01
Deivide Paulo da Silva Mendes nº 09
Raquel Araújo Correa nº 17
Sandra Felipe de Oliveira Godói nº 19
Vanessa Schio Pereira nº 22
Maria de Lourdes Gomes dos Santos Salçoni nº 23
São Roque/ SP
2013
Conteúdo
Maconha
A Cannabis sativa é um arbusto conhecido pelo nome de "cânhamo" da Índia, que cresce livremente nas regiões tropicais e temperadas. Três são as espécies de maconha. A mais comum, Cannabis sativa, assume diferentes formas e é cultivada em quase todo o mundo; a Cannabis índica apresenta baixo teor de substância psicoativa (THC); e a Canabis ruderalis, arbusto curto da Cannabis, não possui ingredientes psicoativos.
A maconha é a droga ilícita mais usada mundialmente. Nos EUA, 40% da população adulta já experimentaram maconha uma vez pelo menos. No início do século passado, passou a ser considerada um "problema social", sendo banida legalmente na década de 30. O uso da maconha geralmente é intermitente e limitado: os jovens param por volta dos seus 20 anos e poucos entram num consumo diário por anos seguidos. Estima-se que 10% dos que experimentaram maconha tornam-se usuários diários e 20 a 30% a consomem semanalmente.
Um cigarro de maconha ou baseado típico contém cerca de 0,3 a 1g de maconha. Estima-se que a concentração mínima preconizada para a produção dos efeitos euforizantes seja de 1% ou um cigarro de 2 a 5 mg. Os efeitos da intoxicação aparecem após alguns minutos do uso.
Como a maconha é utilizada?
As flores e folhas secas da maconha podem ser fumadas ou ingeridas, sendo que a forma mais comum é a fumada. Nesse primeiro caso a maconha é absorvida por via pulmonar e atinge o Sistema Nervoso Central (cérebro) em apenas alguns segundos e, utilizada por via oral sua absorção é lenta, de 30 a 60 minutos.
O que a