drogas solventes e inalantes
2. SECRETÁRIA: DANIELE CASTRO E CORDENADORA: DENISE MACHADO
A palavra solvente significa substância capaz de dissolver outras coisas, normalmente são substâncias voláteis e por isso podem ser inaladas. Inalantes é toda substância que pode ser introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca. Tanto os solventes, como os inalantes são substâncias de uso comum pela população, pois fazem parte de milhares de produtos usados no cotidiano das pessoas e das indústrias como o esmalte de unhas, as tintas e os vernizes, as colas, os extintores de incêndio, thinners, gasolina, removedores, entre outros, que são substâncias pertencentes a um grupo químico chamado de hidrocarbonetos, tais como o tolueno, xilol, n-hexana, acetato de etila, tricloroetileno. Eles podem ser aspirados tanto involuntária (por exemplo, trabalhadores de indústrias de sapatos ou de oficinas de pintura, o dia inteiro expostos ao ar contaminado por essas substâncias) quanto voluntariamente.
A prática de inalar os vapores de substâncias químicas que alteram o comportamento e/ou o humor remonta à época dos oráculos gregos, quando eram utilizadas para intensificar experiências religiosas ou místicas. Na história da Grécia, o oráculo grego de Delfos funcionava nos subterrâneos, nas descrições de que a divindade se sentada sobre uma abertura no chão do templo e inalava gases vulcânicos do Monte Parnaso eles acreditavam que, ao inalar o vapor, a sacerdotisa tinha o corpo invadido por Apolo e intermediava as profecias. Desde então, muitas substâncias tais como gases anestésicos, propelentes de aerosóis e vários solventes têm sido usados pelo homem. Na atualidade são relatados o uso dos solventes como droga de abuso por volta de 1960 nos Estados Unidos. No Brasil, o uso de solventes aparece no período de 1965-1970.
Dentre essas substâncias existe um produto conhecido como “cheirinho”, “loló” ou como “cheirinho da loló” que é um preparado clandestino à base de