A IMPORT NCIA DA TEORIA DA CONTABILIDADE
As teorias têm o papel de direcionar os hábitos, ou seja, compreender como os procedimentos acontecem e determinar padrões para sua realização. A contabilidade é uma ciência que tem o propósito de fiscalizar o patrimônio das instituições, acompanhando suas modificações e criar informações que expressam sua situação. Algumas vezes ouvimos dizer que a contabilidade é “debitar” e “creditar”, tirar valores de um lugar e colocá-los em outro.
Mas se não tivesse a teoria, os conceitos e as aplicações ficariam mesmo perdidos.
Além disso, as rotinas seriam desorganizadas, cada instituição adequaria e expressaria seus números de uma forma, fazendo com que a contabilidade como ciência se perdesse. A contabilidade é essencial no sistema de informações da entidade, por isso não deve banir a segundo plano. A contabilidade é uma das ciências mais antigas. Está associada a necessidade de controle, e nos primeiros tempos da Humanidade havia o conhecimento do coletivo, e com o tempo, tornou-se necessária a superação, tendo cada pessoa sua própria riqueza individual.
A cerca de 2000 AC já existia reivindicações contábeis, as negociações eram feitas com base na troca, e a "contabilidade" definia a quantidade e a qualidade, ou seja, quem tinha "o que" e "quanto".
Porém, o controle era feito de forma não desenvolvida, pois eram diferenciadas somente de forma qualitativa, conforme sua natureza, exemplo: metais, escravos, etc.
Existia uma combinação do figurativo com o numérico, gravava-se a cara do animal que tinham posse e estavam controlando, e o número que correspondia à quantidade existente. Mas já existia a ideia de comparação entre modificações positivas e negativas, assim como utilizamos receita confrontando com despesa.
Contudo, com a necessidade da abertura e maior clareza das transações, a teoria precisa ser consistente, para que as rotinas sejam uniformizadas e os fechamentos, ou seja, as publicações aconteçam de forma