Drogas sintéticas
Podem ser utilizadas sob as formas de injeção, comprimido ou pó, variando seu efeito e seus malefícios de acordo com a substância utilizada. São principalmente consumidas por jovens e adolescentes em seus períodos de divertimento que a partir do roteiro de lazer definido determinam a droga a ser utilizada.
A maioria das "drogas sintéticas" apresenta efeito psicotrópico: alucinógenos, estimulantes ou depressores (entorpecente) no sistema nervoso central (SNC) e são consideradas proscritas e/ou de uso controlado pelo Ministério da Saúde e Justiça (no Brasil).
Cuidados Curativos:
A maior dificuldade no tratamento das drogas é, apesar do sofrimento físico e psíquico causado pela falta de droga, reencontrar os prazeres da vida.
1ª Fase
Desintoxicação
Consiste na retirada da droga sob vigilância médica. Normalmente é necessário recorrer a substitutos (Ex. Metadona para a Heroína, Diazepan para o Álcool) para minimizar os sintomas de privação. Tratam-se também os problemas orgânicos como a má nutrição, etc.
2ª Fase
Correção do Comportamento
O indivíduo é acompanhado psicologicamente. Ele deve admitir a sua doença (Dependência de drogas) e interiorizar que se quer tratar. O doente deverá ser acompanhado constantemente e afastado do ambiente das drogas. A sua personalidade foi muito atingida e a qualquer momento poderá sofrer uma recaída que o leva a consumir a droga novamente.Os amigos, a família, ex-toxicodependentes poderão exercer nele um efeito positivo na sua recuperação.
Cuidados Preventivos: