143110000000000000000000000000

443 palavras 2 páginas
UFLA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD

CURSO

LICENCIATURA EM FILOSOFIA

ATIVIDADE:
Atividade 2.2-Dissertação acerca da posição de Aristóteles perante seus antecessores

DISCIPLINA:
História da Filosofia Antiga I

Aristóteles X Platão

Aristóteles inicia sua metafísica, dizendo que todo homem nasce/existe com a finalidade de conhecer, disto Aristóteles investiga sobre “o que” as coisas são, visa superar a idéia de seus antecessores, principalmente Platão, que afirmava que a essência das coisas está num mundo inteligível.
Para Aristóteles, a essência das coisas esta na substancia, que para ele é a fusão da matéria com a forma. Para compreender a conceituação das causas, pode-se pensar numa bola que rola a rampa, a causa material e o concreto que é feita a rampa, a causa formal é a inclinação da rampa, a causa eficiente é o impulso que essa bola teve e a causa final é a vontade da bola de atingir o nível mais baixo.
Assim, os primeiros princípios e as quatro causas são as condições básicas para que as coisas existam e possam ser conhecidas. E esse processo se inicia com os sentidos (audição e visão sendo os mais aguçados). Torna-se inerente a natureza do homem. Para Aristóteles, as ciências são a busca das causas e princípios primeiros da realidade com um fim em si mesma.
Isso significa que o homem busca esse tipo de saber para aperfeiçoar seu raciocínio e sua alma, não para algum fim ou com utilidade (em vista de). É a busca do universal. Vejamos, então, como Aristóteles classificas as ciências:
Ciências produtivas – que visam à fabricação de algum utensílio (p.ex.: sapatos, roupas, vasos, etc.);
Ciências práticas – que usam o saber para uma ação ou com a finalidade moral (ética e política);
Ciências teoréticas – que buscam o saber pelo saber, independente de um fim ou utilidade (metafísica, física, matemática e psicologia).
Com isto, a metafísica de Aristóteles visa mostrar que o Estar em

Relacionados