Drogas na adolescencia
Nesse post irei abordar o tema “Drogas na adolescência”, pois cada dia mais aumenta o número de jovens na dependência. Os jovens de hoje estão muito mais propensos a esse mal, devido ao ambiente em que estão inseridos, as suas companhias, a fácil comercialização, a ausência dos pais, entre vários outros fatores. Mas por que alguns jovens buscam as drogas? Como evitar? Como a família deve reagir quando descobre que seu filho está usando drogas?
Nessa fase da vida ele passa por muitas mudanças físicas, mentais, sociais que contribuem para o surgimento de novos e difíceis problemas em sua vida e procuram nas drogas a saída para esses problemas, já outros usam a droga por influência, existem certos “amiguinhos” fazem o uso e acabam o convencendo aos poucos. Pode se levar em conta também, a questão das bebidas alcoólicas que por ser aceita socialmente, acaba levando o indivíduo embriagado a usufruir de outras drogas. Ou também para poder pertencer a certos grupos, alguns também dizem que é por curiosidade, ou simplesmente por curtição, para conseguirem “curtir” mais, e terem mais coragem.
O dialogo é a melhor forma de evitar esses transtornos, então é necessária ter uma conversa franca, dando espaço para a reflexão do adolescente, permitindo a troca de idéias para que sanem todas as dúvidas. Palestras nas escolas, trabalhos que requerem pesquisa sobre o esse tema e outros modos de se informar mais sobre o assunto é de extrema importância para a conscientização da população jovem. E é muito difícil convencer alguém de um dia para o outro então esse trabalho tem que ser feito no dia-a-dia de cada adolescente, dando exemplo de responsabilidade e autocontrole.
Quando é descoberto que há um jovem em sua família esta sendo atingido por esse mal, a melhor maneira de agir, é procurar ajuda de especialistas, psicólogos e psiquiatras, e de grupos de apoio, e em casos mais graves em Clinicas de reabilitação; Evitar o confronto, dizer a ele que quer