Drogas na Adolecencia
O que leva uma criança ou adolescente a consumir drogas?
Vânia Ribeiro – Essa pergunta é tão complexa quanto difícil de responder, assim como, também, saber qual é a melhor forma de lidar com esse problema. É importante que se compreenda que os motivos de uso, abuso e dependência de drogas são diversos, devendo ser contextualizados às realidades concretas e distintas, vivenciadas por sujeitos específicos e reais. Isso quer dizer que devemos ter cuidado com as generalizações e mitos que envolvem o consumo abusivo de drogas. Mitos, por exemplo, que associam o consumo abusivo ou a dependência química a aspectos específicos e isolados, como a pobreza, a falta de uma família “estruturada”, distúrbios psicopatológicos, analfabetismo e em alguns casos, até à raça, contribuem com o preconceito e a marginalização de pessoas usuárias. Importante lembrar aqui que o consumo ou a dependência química deva ser considerado em seus aspectos biopsicossociais e, acrescento espirituais.
No que diz respeito à adolescência, inúmeras pesquisas têm demonstrado que um dos principais motivos que podem levar os adolescentes a experimentarem as chamadas drogas ilícitas (por exemplo: maconha, cocaína, crack) é a curiosidade devido às sensações que os amigos relatam sentir. Apesar de se dizer que a droga é ruim, que prazer é este que muitos procuram?
Um segundo motivo apontado por adolescentes pesquisados é a necessidade de aceitação, de pertencimento ao grupo de amigos. Muitas vezes, o jovem pode se sentir constrangido em dizer que não quer utilizar a droga. Isto acontece não apenas em relação a drogas ilícitas, mas, principalmente, em relação ao consumo de álcool, muito usual em festas.
Esses dados nos apontam que o primeiro contato do adolescente com as drogas costuma ser casual, motivado principalmente pela curiosidade, pelo desejo de experimentar novas sensações e pela pressão do grupo de amigos do qual faz parte. Já o contato com drogas como