Drogas Ilícitas - LSD-25
Funçao Organica: Aminas - compostos orgânicos nitrogenados derivados teoricamente, da amônia (NH3), pela substituição de um, dois ou três hidrogênios por grupos alquila ou arila.
Amidas - compostos orgânicos teoricamente derivados de ácidos carboxílicos por meio da substituição da hidroxila (OH) por um radical NH2.
História - O LSD foi descoberto em 7 de abril de 1938 pelo químico suíço Dr. Albert Hofmann nos Laboratórios Sandoz em Basel, Suíça. A descoberta dos efeitos do LSD aconteceu quando Hofmann, após manuseio contínuo do produto de uma das substâncias isoladas (a pequena quantidade de LSD absorvida pelo contato com a pele é o suficiente para produzir seus efeitos) viu-se obrigado a interromper o trabalho que estava realizando naquele instante devido aos sintomas alucinatórios pelos quais estava passando.
Origem química - derivado da ergolina. Ele é geralmente produzido a partir da reação da dietilamina com uma forma ativa de ácido lisérgico.
Atuação no Organismo - pulsação acelerada no início, pupilas dilatadas, sudoração e excitação. São raros os casos de convulsão. Enquanto alguns indivíduos experimentam um estado de excitação e atividade, outros se tornam quietos e passivos.
Efeitos nocivos à saúde - Distorções no funcionamento do cérebro, alucinações, tanto visuais quanto auditivas e delírios. O LSD-25 produz poucos efeitos no resto do corpo. Frequentemente, os usuários de LSD experimentam perda de apetite, insônias, boca seca e tremores. Mudanças visuais estão entre os efeitos mais comuns. Mesmo as doses muito fortes não chegam a intoxicar seriamente a pessoa do ponto de vista físico. Há descrições de casos de comportamento violento e de pessoas que, após tomarem o LSD-25, passaram a apresentar por longos períodos depressão ou mesmo acessos psicóticos (assim como casos de comportamento violento, gerado principalmente por delírios