Drive - Resenha
Drive é um drama de 2011, dirigido por Nicolas Winding Refn, com Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston e outros. Ele é baseado no livro homônimo de James Sallis.
Para mim, é um filme genial. Ele envolve tudo que eu gosto: a noite californiana, carros incríveis, um romance, música cativante (também romântica e "noturna"), e ação, muita ação.
-
PS.: Recomendo assistir o filme antes de ler, é uma obra de arte, tanto que foi aplaudido de pé no festival de Cannes.
O filme conta a história de um mecânico e dublê hollywoodiano que também trabalha como motorista de fuga para ladrões. O Motorista (Ryan Gosling) é, aparentemente, um cidadão comum, mas tem seus "empregos" e sua incrível habilidade atrás de um volante. Ele, no seu emprego de motorista de fuga, tem duas regras: não trabalhar para as mesmas pessoas duas vezes e dar aos criminosos apenas cinco minutos para realizarem seus roubos, após isso, ele vai embora.
"There's a hundred-thousand streets in this city. You don't need to know the route. You give me a time and a place, I give you a five minute window. Anything happens in that five minutes and I'm yours. No matter what. Anything happens a minute either side of that and you're on your own. Do you understand?" - O Motorista, em uma cena inicial
Num dia, ele conhece Irene (Carey Mulligan), sua vizinha de andar no elevador do prédio. Mais tarde, a reação de ambos aumenta, por ele a ajudar com o carro quebrado, graças ao apoio de Shannon (Bryan Cranston). Também, começa a relação com Bernie (Albert Brooks) e Nino (Ron Perlman), dois gângsters (sendo o último judeu e dono de uma pizzaria).
"You know, we're here celebrating but it's a shameful thing... what I did. And I have a lot of making up to do to everyone. But second chances are rare. Right? And that's worth celebrating." - Standard Gabriel, em seu discurso
A relação com Irene e Benicio aumenta, pois ela leva o carro até onde ele trabalha. Lá, eles começam a