drenagem urbana
CURSO: SANEAMENTO
DISCIPLINA: DRENAGEM URBANA
PROFESSORA ELLEN ANDRADE
14 DE MAIO DE 2013
ANA ROSA, CAMILA MAIA, INGRED DE CASTRO, JONATHAN GUIMARÃES,
ANDERSON BOMFIM.
DRENAGEM URBANA: IMPACTOS E TRANSTORNOS SOCIAIS
MONTES, Rafael. LEITE, Juliana. A drenagem urbana de águas pluviais e seus impactos. Cenário atual da bacia do córrego da vaca – brava. Goiânia – GO.
Problemas relacionados à falta de drenagem urbana de águas pluviais já faz parte do “cenário ou cotidiano” do povo brasileiro, sendo estes refletidos em forma de impactos ao meio ambiente e ao próprio cidadão morador dos locais sem drenagem, que é o mais prejudicado na maioria dos casos devido aos prejuízos e transtornos em seu nicho. A falta de um planejamento urbano relacionado principalmente com a drenagem urbana são ingredientes favoráveis para a geração de problemas de difíceis soluções.
Quando ocorrem alterações do uso do solo, assim como implantações de construções de edificações, altera o ciclo hidrológico natural diminuindo a infiltração da água no solo. Assim reduzindo a área permeável. Em quanto não for implantado e gerenciado soluções cabíveis vai acabar gerando vários problemas, como: enchentes, inundações, enxurradas e consequentemente contaminação dos rios que resulta em problemas para a sociedade tal como diminuição da qualidade da água, além de problemas com relação à saúde pública (com aparecimento de doenças).
Drenagem urbana é o principal fator diretamente proporcional aos inúmeros problemas relacionados ao meio ambiente e hidro sanitários a população onde nela residem. As enchentes é um dos problemas que mais afeta a população que reside em torno do Córrego da Vaca Brava, devido ser um local geográfico com índice de precipitação elevado ocorrendo assim o desenvolvimento de doenças de veiculação hídrica e desabrigando milhares de pessoas.
Nas avenidas ao redores do córrego