DRENAGEM SUPERFICIAL DE ESTADAS
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
BENEDITO ROBSON BARREIROS RESQUE
TRABALHO DE PAVIMENTAÇÃO
Belém PA
2015
APRESENTAÇÃO
Como o objetivo auxiliar a fixação da teoria da disciplina Pavimentação. Neste trabalho estão contidos os principais tópicos necessários para se desenvolver um projeto de pavimentação, tais como: A Superestrutura Rodoviária; Estudo do Subleito e Jazidas de empréstimos. Estudo das Camadas do Pavimento, Estudo dos materiais empregados na construção do pavimento: Solos, Agregados e asfalto; Ensaios e Especificações; Estabilização de bases; Métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis; Drenagem superficial.
INTRODUÇÃO
Pavimento do ponto de vista estrutural e funcional é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construídas sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança.
O pavimento rodoviário classifica-se tradicionalmente em dois tipos básicos: rígidos e flexíveis. Mais recentemente há uma tendência de usar-se a nomenclatura pavimentos de concreto de cimento Portland (ou simplesmente concreto-cimento) e pavimentos asfálticos, respectivamente, para indicar o tipo de revestimento do pavimento.
Os pavimentos de concreto-cimento são aqueles em que o revestimento é uma placa de concreto de cimento Portland. Nesses pavimentos a espessura é fixada em função da resistência à flexão das placas de concreto e das resistências das camadas subjacentes. As placas de concreto podem ser armadas ou não com barras de aço. É usual designar-se a subcamada desse pavimento como sub-base, uma vez que a qualidade do material dessa camada equivale à sub-base de pavimentos asfálticos.
Os pavimentos asfálticos são aqueles em