relatorio
A construção de estadas, pontes, viadutos e aquedutos tem sido de estrema importância para o desenvolvimento do nosso país.
Nos tempos remotos as civilizações construíam diques como forma de drenar a água.
O presente relatório visa falar sobre o sistema de drenagem viária, o seu funcionamento, sua constituição na zona da Malanga.
As informações contidas no relatório foram obtidas através de uma visita de campo, que foi supervisionada pelo Eng. Matsombe, a visita teve como hora de início 7:30 e terminou as 14:20.
No desenvolvimento do trabalho apresentaremos os problemas que são frequentemente denotados naquela região, o tipo do sistema viário, os constituintes e o método do funcionamento do mesmo sistema, as soluções a serem adoptadas para dar solução aos problemas identificados anteriormente.
Objetivos
Objectivo geral - Estudar e analisar o funcionamento do sistema de drenagem viária da zona da Malanga.
Objectivos Específicos - Apresentar soluções para o rebaixamento do nível freático na Av. do Trabalho;
- Conhecer os tipos de drenagem viária e seus constituintes;
- Identificar os problemas apresentados pelo mesmo sistema de drenagem;
- Apresentar as soluções que visam dar resposta aos problemas apresentados pela drenagem viária.
Metodologias
No presente trabalho tivemos como método de estudo uma caminhada acompanhada da explanação vinda do Eng. Matsombe, num percurso que saia da Av. do Trabalho até a Av.25 de Setembro, para a elaboração do relatório fizemos o registo de dados, efectuando gravações de voz da explanação do Engenheiro, baseamo-nos em fotografias captadas em todos os pontos em estudo, e por fim foi por nós feita uma pesquisa bibliográfica para solidificar a informação obtida.
Nível freático
Tendo participado nas aulas práticas que tiveram lugar na zona da Malanga, no dia 10 de fevereiro do corrente ano, partindo da Av. do trabalho e terminado