DRE - DEMONSTRAÇÃO
CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS – PROF. GINELSON SOARES
ALEXANDRE FERNANDO
ITAMIR TOMÉ
JONATHAN BATISTA
LUCIANO GOMES
MANUELA MOURA
EQUIPE
Considerações iniciais
MANUELA MOURA
A DRE apresenta grande utilidade aos investidores, aos bancos financiadores, ao governo e aos administradores das empresas, que podem avaliar através dela sua capacidade e, quando necessário, modificar a administração da empresa.
Quando a DRE retrata a real situação da empresa torna possível uma administração voltada para a eficiência e a competência, e é flexível aos interesses dos usuários de maneira geral.
Conceito
MANUELA MOURA
Demonstração do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.
No Brasil a DRE deve ser elaborada obedecendo ao princípio do
Regime de Competência. Segundo o Manual de Contabilidade
Empresarial “Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorreram, sempre simultaneamente quando se correlacionam, independente de recebimento ou pagamento”.
Objetivo da DRE
ALEXANDRE FERNANDO
Seu objetivo é demonstrar a formação do resultado líquido em um exercício através do confronto das receitas, despesas e resultados apurados, gerando informações significativas para tomada de decisão.
Segundo Marion (2003, p. 127)
“A DRE é extremamente relevante para avaliar desempenho da empresa e a eficiência dos gestores em obter resultado positivo. O lucro é o objetivo principal das empresas”. Objetivo da DRE
ALEXANDRE FERNANDO
De acordo com Gonçalves (1996, p.315)
“A Demonstração do Resultado do Exercício apresenta, de forma resumida, as operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, demonstrada de forma a destacar o resultado líquido do período”. Para Iudícibus (2004, p.194)
“A Demonstração do