DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE
APURAÇÃO ANUAL DO RESULTADO:
O exercício social terá duração de um ano e a cada exercício será apurado o resultado do período, isto é, se deu lucro ou prejuízo. Sendo assim, em cada final de período todas as despesas e receitas são transferidas para a Demonstração do Resultado do Exercício, sendo que, no próximo período, apurar-se-á despesa e receita começando-se do zero, ou seja, não se acumulam despesas e receitas de um ano para o outro (Independência Absoluta de Períodos).
Ao fim de cada exercício social, em observância da Lei das Sociedades por Ações, a Contabilidade da empresa elabora, entre outras demonstrações, a DRE, onde se observa o grande indicador global de eficiência: o retorno resultante do investimento dos donos da empresa (lucro ou prejuízo).
A forma de apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício é vertical, isto é, subtrai-se e soma-se. Antigamente esta demonstração era de forma horizontal, apresentando Receita num lado e Despesa/Custo no outro.
Comumente, de forma inadequada, substituímos a terminologia RESULTADO por LUCRO, dado que grande parte das empresas obtém lucro e uma minoria apresenta prejuízo, o Lucro é uma terminologia bastante ampla, e na DRE encontramos vários tipos de lucro. São eles:
1. Lucro Operacional Bruto, ou, simplesmente, Lucro Bruto.
2. Lucro Operacional Líquido ou, simplesmente, Lucro Operacional.
3. Lucro Antes do Imposto de Renda. (LAIR)
4. Lucro Depois do Imposto de Renda. (LDIR)
5. Lucro Líquido.
1 – LUCRO BRUTO
É a diferença entre a Venda de Mercadorias e o Custo desta Mercadoria Vendida, sem considerar despesas administrativas, de vendas e financeiras. Para uma empresa prestadora de serviços o raciocínio é o mesmo: é a diferença entre a Receita e o Custo do Serviço Prestado sem considerar aquelas despesas acima referidas.
Resumindo, subtraímos da RECEITA o quanto custou a mercadoria adquirida ou o produto, ou serviço para ser colocado à